Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Tecnologia Fácil SA.

 

O celular está tão presente em nossas vidas nos dias atuais, que muitos já acham praticamente impossível viver sem ele. Os smartphones se tornaram um minicomputador portátil, onde podemos fazer quase tudo por meio dele: efetuar ligações, tirar fotos, armazenar arquivos e documentos, pagar contas, acessar à internet, etc.

Por isso, perder esse aparelho ou ser roubado pode gerar um grande problema, uma vez que ele é muito mais do que um simples objeto hoje em dia.

Pensando nisso, algumas empresas desenvolveram soluções para ajudar o usuário a localizar o smartphone Android ou, até mesmo, bloquear informações, caso não seja possível recuperá-lo. Confira dois recursos disponíveis:

 


 

– Device Manager

 

apps

 

O Device Manager, ou Gerenciador de Dispositivos, é um aplicativo do Google que você pode baixar e instalar por meio da Play Store. Ao configurar o celular na plataforma, o usuário consegue ter acesso à localização do aparelho por meio do site www.google.com/android/devicemanager.

Além disso, o software oferece mais 3 funções:

  • Fazer com que o aparelho reproduza um som, em seu volume máximo, durante 5 minutos (mesmo que o celular esteja no modo silencioso);
  • Bloquear o aparelho Android, para que ninguém tenha acesso, salvo com uma senha definida;
  • Quando não houver mais esperanças de recuperar o celular, o Device Manager dá a opção “limpar”, apagando todas as informações pessoais do aparelho. Após acessar essa função, não é mais possível localizar o smartphone.

Contudo, para que o serviço funcione, é preciso que o celular esteja conectado à internet, seja por meio da rede móvel da operadora ou Wi-Fi.

 


 

– Mobile Security

 

apps

 

O Mobile Security é um antivirus para Android desenvolvido pela Bitdefender que, além das funções convencionais de combate a malwares e outros ataques cibernéticos, oferece também proteção contra perda e furto do smartphone.

Assim como o Gerenciador de Dispositivos, essa ferramenta permite localizar o aparelho em qualquer lugar que esteja, bem como efetuar o bloqueio para evitar o acesso às informações pessoais ou apagar definitivamente todos esses dados.

O aplicativo também oferece a opção de enviar uma mensagem de forma remota para o seu dispositivo Android.

Ainda como uma solução adicional, o Mobile Security tira uma foto de qualquer pessoa que tente acessar o seu telefone durante o período em que ele estiver perdido. As imagens são enviadas diretamente à central da desenvolvedora do antivírus, que auxilia na resolução do problema.

Você já conhecia alguma dessas soluções para localizar um aparelho Android ou possui mais dicas? Compartilhe nos comentários!

 

Share This