Você já parou para pensar que nós, seres humanos, vivemos graças a algumas coisas que existem no nosso planeta? A atmosfera, o ar, a água, a chuva, o sol, a vegetação, os animais… tudo isso cria uma base para podermos sobreviver.

Todo smartphone possui um sistema operacional para funcionar. Ele é o responsável por sustentar os aplicativos, armazenar informações como fotos, vídeos, textos, etc. Sem ele o dispositivo não funcionaria.

Basicamente existem 3 sistemas que “rodam” nos aparelhos – iOS (dispositivos Apple), Android (a grande maioria dos outros fabricantes) e Windows Phone (uma parcela muito pequena dos dispositivos). No Brasil a divisão é a seguinte:

  • Android: 93,5% dos dispositivos;
  • iOS: 4,8% dos dispositivos;
  • Windows Phone: 1,6% dos dispositivos;
  • Outros: 0,1%.

E por que essa diferença entre Android e iOS é tão grande? Por que o iOS é somente a Apple que utiliza. É um sistema próprio e só os dispositivos da maçã são os beneficiados. O Android, que é um sistema aberto e gratuito para qualquer fabricante, é utilizado por muitas marcas (Samsung, LG, Sony, Motorola, Asus, Alcatel entre outras). O Windows Phone é um sistema da Microsoft com uma adesão muito baixa.

A Google Play, que é a loja dos dispositivos Android, é a que possui uma maior variedade de aplicativos disponíveis.

Já loja de apps da Apple é a segunda da lista e a que mais fatura nesse meio. Possui mais de 2 milhões de aplicativos disponíveis para os clientes.

A loja do Windows é a que possui menos apps. É a que os desenvolvedores menos investem em criar aplicações.

Share This