Sempre nos últimos dias de fevereiro é a mesma coisa… a Receita Federal libera – na verdade hoje (26/02) foi disponibilizado – o download do programa e aplicativo do imposto de renda. Depois de uns dias se inicia a corrida de entrega aos que tem a restituir ou pagar imposto.

Bem, mas para que a declaração seja feita, o programa ou app deve ser baixado. Se você ainda não fez o download, aproveite e clique aqui.

Agora, se você tem um computador que roda Windows, sem grandes problemas. Já quem tem MAC (download aqui) pode ter alguma surpresa para conseguir rodar o programa. Veja abaixo o que fazer:

Depois de fazer o download clicando em Programa IRPF 2018, será disponibilizado o arquivo IRPF2018-v1.0.dmg.

IRPF

Depois que esse arquivo é executado, é possível que apareça uma mensagem informando que o desenvolvedor não é confiável, ou seja, a fonte não é a Apple.

Para resolver isso, é necessário alterar a permissão do arquivo. É bem fácil:

  • Preferências do Sistema;

IRPF

  • Segurança e Privacidade:

IRPF

  • Na estrutura Geral, clique em App Store e desenvolvedores identificados ou escolha a opção Qualquer lugar.

Não se esqueça de atualizar também o Java da sua máquina. Essa informação está no site da Receita, ou seja, é realmente necessário para que o programa funcione corretamente. Para baixar a versão mais atual, clique aqui. É possível encontrar a versão para Windows como também MAC.

Share This