Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Tecnologia Fácil SA.

 

Engana-se quem pensa que os computadores são os únicos alvos de vírus e malwares. Ainda mais hoje, que sabemos a quantidade de pessoas que fazem praticamente tudo por meio do celular. Por isso, é cada vez mais comum encontrar pragas nos smartphones e sintomas de vírus.

Os malwares podem provocar incômodos, gerando dificuldade para usar o aparelho normalmente e até espionar a sua movimentação, roubando senhas, dados importantes e causando dores de cabeça ainda maiores.

Mas, você sabe identificar se o smartphone está infectado? Separamos 7 “sintomas” para você ficar de olho e resolver o problema o mais rápido possível, caso tenha sido afetado. Confira:

 


 

Lentidão do Aparelho

 

1- Celular lento

 

Se o seu celular apresentou uma lentidão repentina, é bom ficar atento. É comum que esses aparelhos percam o desempenho com o passar do tempo, mas isso ocorre de forma gradual.

Se o seu smartphone ficou lento de uma hora para a outra, isso pode ser um sinal de infecção.

 


 

Bateria Acabando Muito Rápido

 

2- Celular com bateria fraca

 

Da mesma forma que o item anterior, a bateria deve ser observada em relação ao padrão que o aparelho já apresentava ao rodar as mesmas atividades.

Esse pode ser um indício de que um malware está atuando em segundo plano.

 


 

Bluetooth Ativando Sozinho

 

3- Bluetooth ativado

 

Outro sinal de que há vírus no celular é se o seu Bluetooth está ligado sem que você tenha ativado e, mesmo que desative, ele volte a ativar por conta própria.

O malware pode estar utilizando o Bluetooth para se propagar.

 


 

Ações Estranhas 

 

4- Mulher brava com celular

 

O seu aparelho parece ter vida própria?

Surgem novos aplicativos que você não instalou, o papel de parede se altera sozinho, o design da barra de tarefas está diferente, o celular reinicia sozinho, entre outras atividades estranhas podem mostrar que há algo errado.

 


 

Consumo de Dados Elevados

 

5- Consumo de dados do celular

 

Se você utiliza os dados móveis da operadora para acessar a internet, observe se o consumo está dentro da normalidade. Caso esteja elevado, pode indicar a presença de um malware enviando pacotes de informações para um servidor.

 


 

Mensagens de Texto Enviadas sem Você Perceber

 

6- Mensagem de texto com vírus

 

Alguns vírus utilizam mensagens de texto para se propagar e, para isso, conseguem contratar o serviço da operadora por conta própria.

Muitas pessoas só percebem isso quando os créditos começam a acabar muito rápido ou a conta vem mais alta no fim do mês.

 


 

Anúncios em Locais Estranhos

 

7- Anúncios no celular

 

Assim como no computador, os vírus de smartphone podem encher o seu celular com anúncios indesejados. Como alguns aplicativos possuem anúncios normais, observe onde eles estão posicionados e onde estão os conteúdos estranhos.

 


 

Como se Proteger e Ficar Livre dos Vírus de Smartphone

 

O antivírus para Android ou iOS são as melhores formas de manter os malwares longe do seu smartphone e, em caso de infecção, ajudar a eliminar a praga.

Lembre-se de pesquisar bem e escolher uma solução antivírus eficiente e compatível com o seu aparelho.

Conhece alguma outra forma de identificar um vírus no celular? Escreva para a gente nos comentários!

 

Fonte de imagens: theblaze.com, TheStreet, YouTube, BT.com, Netsupport, Java Corner, Wishesh, Malware Tips

 

 

Share This