Psafe

 

Baixar aplicativos pode trazer mais riscos a segurança do seu celular do que você imagina! Saiba como se proteger.

 

Aplicativos são essenciais para quem usa celular, seja ele um Android ou IOS. E com milhares de opções de apps disponíveis para fazer donwload, às vezes pode ser difícil ter certeza da segurança de cada um deles. Isso porque hackers podem se aproveitar para transformar um simples aplicativo em uma grande armadilha para sua segurança.

Existem alguns cuidados que você deve tomar na hora de baixar aplicativos. “Um usuário que faz o download de um aplicativo falso, que é um tipo de malware, pode ter seu aparelho danificado ou seus dados roubados”, comenta Emilio Simoni, Diretor do DFNDR Lab, laboratório especializado em segurança digital.

De acordo com o Relatório da Segurança Digital no Brasil, divulgado pelo DFNDR Lab, só no último trimestre de 2017 foi detectado 755 mil ataques via malwares do tipo cópia maliciosa. “Esse tipo de malware é idêntico a um app verdadeiro, por isso, é capaz de enganar centenas de usuários. Mas é possível identificar alguns sinais de que ele é falso”, completa Simoni.

Como baixar aplicativos com segurança

Os especialistas de segurança do DFNDR Lab recomendam que os usuários façam download de aplicativos preferencialmente nas lojas oficiais do Google – Play Store – ou Apple – App Store. Dessa forma, você corre menos riscos de baixar um arquivo perigoso. Evite baixar apps através de markets alternativos, como sites não oficiais para downloads de aplicativos.

Por mais que as lojas oficiais do Google e Apple sejam consideradas seguras, hackers ainda podem se aproveitar de brechas na segurança para inserir apps falsos nas lojas. Por isso, é importante que você tenha um antivírus instalado em seu celular. O DFNDR Security, por exemplo, oferece a função de Verificação Agendada, em que você escolhe o dia que quiser e o antivírus roda automaticamente no seu aparelho, eliminando qualquer ameaça que encontrar.

“Antes de realizar o download de um aplicativo, confira os comentários de outros usuários na página e a avaliação do app. Pontuação baixa e muitos comentários negativos, podem indicar alguma anomalia ou bug do aplicativo e, portanto, é melhor evitar baixá-lo”, finaliza Simoni.

Share This