Tome cuidado pois alguns hábitos comuns no nosso dia a dia ajudam a reduzir a vida útil das baterias. Vejam quais são:

  1. Carregar todas as noites

Uma coisa que pode causar pânico nas pessoas é não ter bateria durante o dia, principalmente de manhã. Como fazer para ouvir música indo para o trabalho? E o facebook, será que alguém comentou ou curtiu aquela minha foto?

Por isso, temos o hábito de deixar carregando o aparelho enquanto dormimos, já que não vamos mesmo utilizar o aparelho nesse período.

O recomendado é fazermos várias cargas curtas ao invés de poucas longas. Como nas baterias modernas não têm mais o efeito memória (veja o artigo Bateria), podemos então aplicar várias cargas pequenas. Isso não vai mais causar problema.

2. Configuração da luz de fundo

Um dos grandes vilões do consumo da bateria é a tela. Ela, quando está ligada (óbvio), demanda um grande consumo da bateria.

Existe um recurso que é escurecer o brilho da tela. Em ambientes escuros não precisamos de tanto brilho para conseguir ter uma boa experiência. O brilho intenso da tela é necessário em ambientes mais claros. Em muitos modelos de smartphones existe a possibilidade de deixar esse ajuste automático, porém sempre esteja atento que, dependendo de onde você estiver, diminua o brilho para poupar a bateria.

3. Carregador falsificado

Muitos de nós sabemos que carregadores originais infelizmente são caros e estes dependem de muito empenho do dono para não estragar rápido. Muitas pessoas recorrem a objetos falsos ou não especificados para aquele modelo de aparelho. As vezes, no dia a dia, usamos a fonte de um aparelho Android num cabo da Apple. Isso pode danificar muito a sua bateria.

Opte sempre por equipamentos originais até para sua segurança.

4. Carregar no computador

Exatamente a ação de carregar no computador não é problema. Conectamos o aparelho na entrada USB. Algumas delas têm capacidade de carga diferente (maior e menor capacidade de corrente de saída). Isso também é um causador de problemas para a bateria. Sem falar do fato do aparelho se aquecer.

O aquecimento é um grande vilão. A exposição do aparelho ao sol causa alterações químicas na bateria. Isso pode causar uma redução da vida útil.

5. Descarregar completamente a bateria

Não deixe a bateria descarregar por completo. Ela partir do zero não gera bons resultados internos para a nossa amiga. Os aparelhos desligam quando atingem apenas 5% de carga, embora para nós, olhando na porcentagem de carga, indique 0%.

6. Aplicativos que roubam carga

Alguns aplicativos buscam constantemente atualizações e informações. Dependendo da configuração, um app de e-mail pode ficar buscando novas mensagens o tempo todo. Até o próprio Whatsapp que parece que fica ali quietinho, é um grande consumidor. E o app de Tempo? Esse também é culpado.

Portanto, configure-os conforme o seu gosto, porém não se esqueça da bateria.

7. Usar enquanto carrega

Carregar e usar o aparelho pode causar aquecimento. Como citei acima, calor e bateria não é uma boa união. Deixe o aparelho em repouso enquanto carrega.

Share This