Antigamente, no Brasil, para se adquirir uma linha de telefone era algo extremamente difícil e demorado. O pedido acontecia hoje e a instalação somente depois de muitos anos. Não existiam linhas suficientes para todas os assinantes. O estado de São Paulo era atendido somente pela Telesp, o Rio de Janeiro pela Telerj, Minas Gerais pela Telemig, Telesc em Santa Catarina e assim por diante. As empresas eram estatais e o crescimento da rede era muito lento.

Captura de Tela 2017 11 04 às 21.07.28 225x300 - Como economizar na conta de telefone

Aparelho utilizado nos orelhões

 

Captura de Tela 2017 11 04 às 21.07.38 300x279 - Como economizar na conta de telefone

Ficha telefônica utilizada em orelhões

Durante o governo do presidente Collor (1990 a 1992) iniciou-se o processo de privatização no país. Muitas grandes empresas foram privatizadas. Posteriormente no governo Itamar esse processo continuou e foi no período do presidente Fernando Henrique que as Teles foram privatizadas, em 1998.

Com essa polêmica iniciativa (na época o assunto foi muito debatido), que o setor ganhou fôlego e o avanço tecnológico se iniciou. As linhas telefônicas foram disponibilizadas, tanto fixas quanto móveis (as primeiras operadoras de telefonia móvel nasceram na sequência) e a internet foi disponibilizada para o cidadão comum (na sua criação apenas as universidades e o meio militar utilizavam).

A internet teve um estouro no início dos anos 2000 (fenômeno da bolha). Isso propiciou a facilidade de não somente termos internet em casa e empresas como também nos celulares. Esse advento iniciou a proliferação dos smartphones e tablets.

Nesses dispositivos (smartphones e tablets) podemos instalar diversos aplicativos (apps) que nos ajudam muito no dia a dia, desde consulta a previsão do tempo até serviços bancários. Ficou possível consultar mapas, trânsito, itinerário de ônibus, saber quem canta uma determinada música, como também conversar com alguém e não somente ouvirmos a pessoa mas também agora é possível ver, algo que em um passado não tão distante era algo impossível.

Captura de Tela 2017 11 04 às 21.07.55 300x219 - Como economizar na conta de telefone

Conversa entre George e seu chefe – vídeo e voz

 

jetsons videophone 300x227 - Como economizar na conta de telefone

Conversa com vídeo entre Jane e sua mãe – algo muito comum no desenho animado

Hoje muitos aplicativos possibilitam a realização de ligações telefônicas a “custo zero” (Skype, Whatsapp, Messenger, entre vários outros). O valor que normalmente pagamos ligando de um telefone convencional (custo da ligação telefônica) não temos quando utilizamos um app. Apenas precisamos de um acesso à internet (plano de dados no aparelho – 3G/4G ou WI-FI.

Muitos aplicativos possibilitam uma experiência muito boa, uma qualidade de conversação impressionante. Esse deve ser o futuro da comunicação a distância. A mobilidade como também a acessibilidade serão o futuro.

Share This