Evento acontece simultaneamente em 95 países e reúne admiradores do Arduino, uma das mais populares plataformas de prototipagem eletrônica do mundo. Em Belo Horizonte, será no Fab Lab da Newton e terá oficinas, apresentações e um inédito desafio em que os participantes terão 4 horas para transformar lixo eletrônico em algo incrível com o Arduino; peças e equipamentos serão coletados no local, por participantes e todos que quiserem descartar equipamentos usados

Neste sábado, 16 de março, profissionais e amadores apaixonados pelos desafios da programação, robótica e prototipagem estarão reunidos em 534 locais, de 99 países, para compartilhar suas experiências e aprender mais sobre a plataforma de código aberto, Arduino. Em Belo Horizonte-MG, pelo quarto ano consecutivo, o Arduino Day será no Fab Lab da Newton, que abre suas portas das 9h às 17h para leigos e experts de todas as idades participarem de palestras, oficinas e uma desafiadora competição.

A programação começa às 9h30, com a jovem youtuber Hérika Ströngreen, do canal Ströngreen, explicando como “Utilizar a IDE do Arduino para o NodeMCU”. Às 10h, será a vez da   equipe de robótica IronBot, formada por alunos de Engenharia da Newton, ministrar a oficina “Arduino na robótica”. A programação da manhã termina com uma apresentação da equipe do Smart Campus sobre sensores para cidades inteligentes, sendo uma às 11h e outra às 11h30.

 

Arduino

 

À tarde, a programação do Arduino Day na Newton continua atendendo tanto iniciantes como quem já conhece a plataforma de prototipagem.  Das 13h às 17h, o youtuber Tio Stark ministra a oficina Toy Makeover e ensina a transformar bonecos simples de plástico em super-heróis. Outra opção – das 15h às 16h – é a oficina que ensina a montar um robô autônomo com peças de Lego para combate em um Sumô de Robôs.  A programação da tarde do Arduino Day no Fab Lab da Newton ainda inclui uma oficina sobre o Micro:bit, uma pequena placa programável que inspira a criatividade digital, ensina o fundamental da programação e está transformando a educação.

Outra atração do Arduino Day em Belo Horizonte será o Desafio ArduHack, em que os participantes terão 4 horas – das 13h às 17h -, para transformar lixo eletrônico em algo incrível com o Arduino.   Para a competição, serão usados monitores, carregadores, fios, cabos, teclados,
celulares, entre outros produtos eletroeletrônicos que serão descartados no dia do evento pelos participantes do Arduino Day e por outros interessados em dar a destinação correta ao lixo eletrônico e podem aproveitar essa oportunidade para fazer o descarte.

O Arduino Day é uma excelente oportunidade para reunir todos que curtem tecnologia, eletrônica, automação e Internet das Coisas, de todas as idades e níveis de conhecimento”, diz Carla Werkhaizer, fabmanager do Fab Lab da Newton Paiva. “Este ano, vamos transformar a placa Arduino em projetos revolucionários”, completa Marley Luciano, mentor de Eletrônica e IOT do Fab Lab e organizador do “Arduino Day” na Newton

Além das oficinas e apresentações, o Arduino Day contará também com demonstrações de produtos da 3D Lab, Eletrogate e robótica DHELL.

 

Serviço – Arduino Day Belo Horizonte

 

Data: 16 de março (sábado)

Horário: das 9h às 17h

Local: Fab Lab Newton – Campus Buritis I (Rua José Cláudio Resende, 420)

Inscrições: credenciamento no local

Mais informações: https://www.newtonpaiva.br/noticias/arduino-day-2019

Fonte: Assessoria de imprensa

 

Share This